A massa de modelar!

Fala galera!! To na área com a terceira parte dos nossos textos sobre postura profissional!
Nesse texto, vamos falar de uma coisa bem legal:

Resiliência!

Vocês sabem o que é resiliência? Lá nas aulas de física, aprendemos que resiliência é a capacidade que os materiais tem de retornar ao seu estado natural após sofrer qualquer tipo de deformação.

Na vida real, usamos a palavra resiliência para ilustrar situações onde você é forçado a agir ou se comportar de uma forma não natural, ou seja, uma situação que vai requerer de você um determinado esforço para ser superada, como o famoso exemplo da água, citado por Bruce Lee nos seus ensinamentos: a água se molda a qualquer recipiente onde é colocada, ou seja, elimina todas as resistências inerentes da própria matéria. Bonito, não?!

Claro que eu não ia usar isso no título, porque era óbvio demais!! Mesmo porque a água se adapta ao seu meio sem esforço, é sua característica pura...já a massa de modelar que eu usei no título, requer uma certa pressão e força para que isso aconteça. Isso é o que eu acho que o ser humano precisa em muitas das suas situações de trabalho: pressão e força para se adaptar.

Na música, talvez isso seja mais frequente do que em outras profissões, visto que lidamos muito com egos e direcionamentos para resultados específicos.

Existem inúmeras situações em que temos q ser resilientes, ou melhor, temos que ser massa de modelar para chegar num objetivo qualquer, que não chegaríamos naturalmente.

...e como isso acontece?

Por exemplo, se você vai fazer um arranjo e/ou uma gravação de uma faixa, pode ser que se depare com uma solicitação divergente daquilo que você está proposto a fazer, porém, como um contratado, o que vale é o pedido do seu contratante, então, você tem que ser resiliente, ser massa de modelar e se adaptar para fazer o trabalho. Veja que não usei expressões como "engolir o sapo", "ceder" ou "deixar pra lá" porque essas expressões, via de regra, trazem um sentimento de "derrota", como se uma disputa tivesse sido perdida, o que não é o caso aqui. Para este exemplo, lembre-se que seu contratante escolheu você pela sua habilidade e essa é a sua vitória!

Outro exemplo que eu já vi acontecer muito, é quando você tem que tocar algum cover com uma banda...ah, os covers!! Pois é, nesse sentido, é importantíssimo você alinhar com a banda com quem você vai tocar qual a expectativa deles em relação ao produto final e em relação a sua performance! Você já ouviu guitarristas, baixistas e tecladistas se alinhando para tirar um cover, em relação ao tom da musica, certo? Para um baterista, no meu melhor bom senso, é quase igual! Pergunte: Vocês querem a bateria igual a versão original? A partir dai, você saberá exatamente o que fazer, pois irão te dizer se sim, se querem um pouco de intervenção, se querem uma adaptação livre e etc. A partir dai é que você trabalha, ou seja, você aplica a resiliência antes de iniciar o trabalho. Evite gastar tempo ou acumular frustrações!

Bom, já falamos de um exemplo onde você foi contratado, falamos de um colaborativo e agora vou para o terceiro e último exemplo, quando você é o contratante!
Já até vejo gente torcendo o nariz pensando: "Como assim, ser resiliente quando eu sou o contratante?" mas é a pura realidade!
A resiliência vem de se adaptar, certo? Estar numa posição de contratante não significa que tudo vai acontecer da maneira que você planejou, então podem acontecer casos onde você, em prol de um bem maior, tenha que se adaptar.

Pela minha experiência, o melhor exemplo disso é uma gravação, onde você contrata um produtor externo para conduzir o trabalho. Mesmo sendo uma contratação sua, suas composições, seus arranjos, seus grooves e etc, o trabalho do produtor vai ser tirar você, o contratante, da sua zona de conforto, buscando sempre aquele "algo mais". Ele vai te forçar e te pressionar, para superar seus limites, testar coisas novas, sonoridades novas, novas formas de se fazer seus arranjos, entre outras coisas. E você? Você vai ser massa de modelar, meu caro!

A resiliência é extremamente benéfica, em qualquer profissão e posso assegurar que, mesmo voltando ao seu estado original, o conhecimento adquirido nessas experiências será seu para sempre, a fim de usar da melhor maneira possível!

Resiliência: Pratique! E Hit the Drum!!

Comentários

Leia também: