Mudar é preciso!

Mais um dia, mais um texto, mais um debate! Humberto Zambrin aqui na linha, galera e hoje vou falar um pouquinho sobre ago que julgo extremamente importante, mas eu mesmo não pratico!

Mudar!

Sim, modificar sempre é bem vindo, para o crescimento profissional em geral, e na música não é diferente! Aliás, na música, mudar pode ser uma fonte gigantesca de crescimento!
No nosso universo baterístico, existem muitas coisas que podemos pensar em mudar, buscando crescer musicalmente. Por exemplo: equipamento, montagem do set, influências, músicos parceiros, professores, metodologia de estudo...muitas possibilidades, não?
Vamos falar daqueles que eu mais gosto!

Equipamentos:

Tem coisa mais legal que brincar com brinquedo novo? Pois é...porque então, muitos bateristas relutam em mudar seus equipamentos? Conheço centenas de bateras que estão há tempos com as mesmas marcas desde baquetas até de baterias.
Em 2012 tive meu carro arrombado e levaram todos os meus pratos, pedal duplo e baquetas. Entre várias mensagens de consolo, uma em especial ganhou minha atenção. Um conhecido me disse: "Cara, o lado positivo é que você pode atualizar seu set. Tem um universo de possibilidades ai agora, pra fazer algo novo". Isso foi uma virada no meu som, definitivamente!
Para aqueles que não possuem contratos de patrocínio, recomendo fortemente que experimentem marcas diferentes, modelos diferentes, ligas diferentes, acabamentos diferentes, tudo! O seu som virá da exploração e da inovação! Mude!

Set up:

Se você ensaia ou pratica em um estúdio alugado, provavelmente sofre com o lance de arrumar a batera toda vez que vai tocar. Tem que posicionar tudo de acordo com seu gosto e etc...e o pior: nunca fica do jeito que estava no dia anterior. Sabe que isso é bom!? Eu recomendo que os bateras mudem seu set-up de tempos em tempos. Isso pode ajudar a descobrir novas possibilidades musicais, de execução, de sonoridade, de mecânica, enfim, ajuda a liberar a sua criatividade. Claro que se observarmos grandes nomes da bateria veremos que cada um tem seu set e ele meio que se repete ao longo dos anos. Muitos bateras, principalmente no Metal, são bem fiéis às suas configurações. Mas se você olhar com mais critério, verá que ao longo dos anos, muitos foram mudando. O set principal pode ser o mesmo, mas todos vão reposicionando pratos, acrescentando ou tirando tons e etc. Enfim, vale a pena mudar as coisas de tempos em tempos!

Para fechar, vou escolher falar de: Músicos Parceiros!

Professores seriam um tópico interessante também, mas vou deixar isso para um texto exclusivo, no futuro.
Bom, eu acredito que muito da evolução do músico está ligado aos parceiros de trabalho, às convivências, aos exemplos e tudo mais. Se você está há muitos anos tocando com as mesmas pessoas e a coisa funciona muito bem, vou te dar um desafio: crie um novo projeto com músicos totalmente diferentes.
Entrar num processo criativo ou de trabalho com pessoas desconhecidas ou pessoas com as quais você não tem intimidade musical pode ter um efeito interessantíssimo. Geralmente é assim que saímos da zona de conforto, quando algo inesperado nos faz reagir. Isso é extremamente saudável para os músicos em geral. Não importa se o nível musical das pessoas é inferior, superior ou igual ao seu. O que vai trazer beneficio é a mudança! Você vai aprender, desenvolver e crescer de qualquer forma, pois sempre há o que aprender. Inclusive, aprendemos muito mais quando ensinamos!

Acho que pra hoje tem muita coisa pra pensar, não?
Pensem bem nas mudanças, sigam seus ideais e Hit the Drum!

Comentários

Leia também: