A Cilada!

Para os bateristas que estão fora do circuito profissional, e que atuam no circuito underground, um dos maiores problemas que aparecem tem nome e sobrenome: Seu Equipamento, ou somente Equipamento para os íntimos...
Quantas vezes você já ouviu aquela famosa frase:
- Não se preocupe, pode usar a batera da casa!
Pois é, como se dizia no seria do Carga Pesada:

"Isso é uma cilada, Bino!!!"

Posso dizer que em 97% dos casos, eu tive problemas com o famoso "equipamento da casa".
Após anos e anos tentando ser prático e carregar pouco peso, desisti por motivos muito simples:
1. Frustração: mesmo com equipamentos não tão ruins, dificilmente eu consegui regular ou timbrar o instrumento da casa para ficar do meu gosto;
2. Compartilhamento: quase nunca sou o único que vai usar a bateria, tendo que dividir com outras bandas e bateristas, então fica ainda pior, porque cada um tem sua regulagem e todos acabam mexendo no kit;
3. Tempo: descobri que leva muito mais tempo ficar tentando "arrumar" o kit do meu jeito, do meu gosto, principalmente pedestais, do que já levar um kit "pré-montado" daquilo que vou precisar;
4. Performance: por mais que muitos insistam: "usa assim mesmo", "ah, nem muda tanto", "pra que mexer, se todos tocam assim aqui?" e etc, a grande verdade é uma só: a performance é minha! Se eu cometer qualquer erro, falha e etc devido ao kit não estar de acordo com as minhas necessidades, sou eu, somente eu que vou pagar por isso! Hoje, todos filmam os shows com seus celulares e é muito comum você ver no Youtube péssimas performances de bons bateristas, que são vítimas do que eu chamo: "toca de qualquer jeito que tudo bem...". Tudo bem nada!!


Você estuda, ensaia e se dedica para fazer uma performance, no mínimo, excelente! Não pode aceitar isso, de ninguém!

Acertando o compasso:

Então, com os anos eu desenvolvi algumas regras e soluções que me ajudam a manter o mínimo de qualidade pros meus padrões. Obviamente, são minhas regras e soluções, cabendo a cada um analisar se servem ou adaptar para o que melhor lhes atender. Vamos lá:

1. Se há o mínimo de possibilidade e as outras bandas e bateristas são meus conhecidos, eu levo o meu kit e peço que cada um leve suas ferragens, assim só trocamos pedestais, pedais e etc de uma banda pra outra, facilitando a troca de palco;
2. Se não há possibilidade de levar meu kit, vou até o local do show dias antes (se é na mesma cidade) ou peço fotos do kit existente para poder saber o que me espera. Assim, consigo me preparar levando algumas peças adicionais para ajudar a compor um kit decente;
3. Sempre, SEMPRE levo meus pedestais, pedais, estante de caixa, caixa e máquina de hi-hat, juntamente com os meus pratos. Já tenho todos os pedestais marcados com as alturas corretas, assim monto meu equipamento num canto qualquer, deixo tudo pronto e dai tenho uma troca de palco rápida e preciso regular só tons e surdos;
4. Tenho sempre 3 opções de kits de ferragens adaptados às minhas necessidades, para diversas situações. Procuro ter um kit pequeno e funcional para lugares onde o palco não tem espaço ou existem muitas restrições, um kit intermediário para situações onde tenho espaço a preciso fazer uma performance mais completa e tenho o kit completo, também para as situações onde tudo está como planejado;
5. Sempre levo um roadie comigo! Ao longo dos anos, conheci excelentes profissionais e sempre tem um deles comigo me ajudando a preparar tudo antes e depois do show. Isso é praticamente imprescindível!

Obviamente, acima de tudo isso está o ponto "X" desse texto que é: você precisa ter tudo que é necessário para a sua performance e usar exatamente o que precisa. Acreditem em mim, é mais fácil ter para emprestar do que pedir emprestado e receber um não.

Como sempre, são poucas coisas que fazemos que podem fazer toda a diferença para uma boa performance!

Até a parte 2, galera! Hit the Drum!





Comentários

Leia também: